Sunday 29 October 2017

Principais indicadores de finanças comportamentais


Principais Indicadores de Finanças comportamentais


O financiamento moderno baseia-se em duas suposições fundamentais: um homo sapien racional e um "preço justo" determinado pelos mercados financeiros. O financiamento comportamental não serve como uma contradição a esses princípios, mas complementa-os, enfatizando a importância da psicologia humana e pensar em grupo nos mercados financeiros. As finanças comportamentais apontam para a existência de bolhas de mercado e manias como exemplos de casos em que o comportamento humano pode ser o elo perdido que explica tais anomalias de mercado. Neste artigo vamos considerar dois principais indicadores comportamentais. (Para ler mais sobre o financiamento comportamental, consulte Tomando uma chance em Finanças Comportamentais. Compreendendo o Comportamento do Investidor e o Dinheiro Louco. Mercado Louco?)


Pesquisa de Indicadores Confiáveis


Muitas pessoas assumem que deve ser bastante fácil superar o mercado simplesmente replicando as estratégias usadas por profissionais de sucesso e / ou assumir a posição oposta realizada pelos "perdedores". Infelizmente, os investidores bem sucedidos são muito bons em esconder suas estratégias verdadeiras, que poderiam rapidamente se tornar inúteis se replicado. Por outro lado, o comportamento dos "perdedores" ou da "multidão" pode ser facilmente observado tomando nota de certos indicadores comportamentais principais (a teoria do lote ímpar, por exemplo). Esses indicadores mostram que a "multidão" pode ser errada de forma confiável em importantes momentos de mercado, já que as pessoas são vítimas das emoções coletivas de medo (nos fundos do mercado) e da ganância (no topo do mercado).


Consideremos dois indicadores principais do comportamento dos investidores e dos preços das ações:


2. O número de ações acima de suas médias móveis de 50 dias (A50 para o curto)


Em contraste com muitas outras tentativas de aplicar teorias de finanças comportamentais, esses dois principais indicadores têm a virtude de serem quantificáveis; Em outras palavras, eles indicam os possíveis pontos de inflexão nas emoções humanas. Lembre-se, no entanto, que a construção de indicadores quantificáveis ​​é um dos maiores desafios para o financiamento comportamental e todos os indicadores devem ser sempre interpretados em um contexto mais amplo.


Consideremos a interação histórica entre uma média móvel de 10 dias da relação put-call e o Índice SP 500 desde 2002 (Figura 1). A proporção atingiu níveis elevados (havia demasiados pessimistas) apenas no final do mercado de urso no último trimestre de 2002. Desde então, todos os picos e vales na proporção corretamente previu as oscilações no mercado de curto prazo (exceto em junho de 2003 Quando o sentimento dos investidores mudou radicalmente após o início do mercado de alta).

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